Embalagens vão classificar por cores riscos de agrotóxicos no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (23) um novo marco legal para avaliação dos riscos à saúde de defensivos agrícolas. A medida atualiza os critérios de classificação toxicológica e os torna mais claros para os consumidores.

As regras também estabelecem mudanças nos rótulos, que devem adicionar informações, alertas e imagens que facilitam a representação de perigos. A agência vai adotar um formato chamado de GHS, padrão indicado pela Organização das Nações Unidas.

O presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, José Otavio Menten, avaliou de forma positiva a mudança e afirmou que atende solicitações de todo o setor.

“Dessa forma, nós estamos modernizando a nossa legislação, estando no mesmo padrão dos países mais desenvolvidos. Esses procedimentos já estão sendo utilizados em mais de 50 países em todo o mundo.”

Classificação

Com as mudanças, os produtos vão passar a ser classificados em 6 tipos: extremamente, altamente, moderadamente ou pouco tóxicos, improvável de causar dano agudo e não classificados.

Para facilitar a identificação visual, os extremamente e altamente tóxicos terão uma faixa vermelha na embalagem. Os moderadamente tóxicos levarão o alerta amarelo e os pouco tóxicos e improváveis de causa dano agudo, a cor azul. Produtos não classificados terão a faixa verde.

A Anvisa garantiu que o novo método é mais restritivo do que o atual, que classifica o risco de morte e o de irritação na pele da mesma maneira.

Com a medida, a tipificação “extremamente tóxica” ficará reservada aos pesticidas que podem matar caso haja ingestão, contato com a pele ou inalação do conteúdo. A Agência também reforçou o posicionamento para que as empresas priorizem métodos alternativos em substituição a testes em animais.

A partir da publicação do Marco Regulatório no Diário Oficial da União, as empresas têm um ano para se adaptar as novas regras.

Jovem Pan News – repórter Nanny Cox

Fonte: https://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/nova-rotulagem-torna-mais-claros-riscos-de-agrotoxicos.html

Imagem: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *