Aceti Advocacia foi destaque no Portal Migalhas, em 11 de abril de 2024, com a seguinte manchete: “TJ/MG: Uso de imóvel para utilidade pública necessita de perícia prévia”.

Imissão na posse: TJ/MG: Uso de imóvel para utilidade pública necessita de perícia prévia

Decisão é da 5ª câmara Cível em caso envolvendo a Cemig e uma família, para a passagem de linha de energia elétrica.

A imissão provisória na posse do imóvel objeto de utilidade pública pressupõe a realização de avalição pericial prévia, em atendimento ao requisito da prévia e justa indenização. Assim decidiu a 5ª câmara Cível do TJ/MG em caso envolvendo a Cemig e uma família, para a passagem de linha de energia elétrica. Prevaleceu no julgamento o voto do relator, desembargador Rogério Medeiros.

Trata-se de agravo de instrumento interposto pela Cemig contra decisão que negou a concessão de liminar para a imissão provisória na posse, com base no decreto-lei 3.365/41. A Cemig argumentou que a construção em questão foi realizada irregularmente em uma área de sua propriedade e ofereceu R$ 68.300 pelo terreno.

Entretanto, ao analisar os autos, o relator verificou que não houve a realização de avaliação judicial prévia ao deferimento da imissão na posse para fins de apuração de valor a ser depositado judicialmente, observando-se o requisito legal da prévia e justa indenização.

“Dessa forma, tendo em vista que a avaliação foi carreada unilateralmente pelo agravante, alheia ao crivo do contraditório, não pode ser considerada, de plano, como a devida apuração do valor do depósito prévio a ser efetivado em juízo, a título de justa e prévia indenização.”

Por estas razões, o magistrado concluiu que a falta de uma avaliação prévia justa poderia resultar em prejuízos para a parte que receberia a indenização, mesmo que parcialmente, por meio de precatório.

Com base nesses argumentos, a decisão de negar o recurso da Cemig foi tomada pela maioria dos votos na 5ª câmara Cível do TJ/MG.

O escritório Aceti Advocacia atua no caso pela família. O imóvel rural está localizado na cidade de Machado / MG.

Havendo dúvidas, contate nossa equipe.

Imagem: Freepik – Capturada do Site Migalhas

Clique aqui para ver a Publicação

Clique aqui para ler a decisão do Processo

Clique aqui para acessar nosso canal do WHATSAPP para receber nossas notícias.

Clique aqui para acessar nosso canal do TELEGRAM para receber nossas notícias.

Clique aqui para cadastrar seu e-mail e receber nossas notícias.

Todas as Leis e Normas descritas no texto estão em nossa página de Legislação e Normas Infralegais